O Vale do Itajaí

10 setembro Lila Martins 16 Comentarios


Olá pessoal pra quem não sabe eu sou catarinense, nascida e estabelecida na cidade de Itajaí, para que possam conhecer um pouco o lugar onde moro vou falar da minha região que é a do Vale do Itajaí.
Vou ter que me limitar a um mega resumão porque o Vale do Itajaí é composto por 54 cidades, mas graças a geografia, essa mesorregião está dividida em quatro microrregiões e a minha cidade está na segunda microrregião que por sua vez se divide em 12 municípios, (calma vou falar só de alguns ok) que são:

  • Balneário Camboriú
  • Balneário Piçarras
  • Barra Velha
  • Bombinhas
  • Camboriú
  • Ilhota
  • Itajaí
  • Itapema
  • Navegantes
  • Penha
  • Porto Belo
  • São João do Itaperiú

Pra começo de conversa, praticamente tudo é praia aqui, temos um monte de praias (só aqui em Itajaí são 6), então lógico que aqui bomba no verão, vem turista de tudo que é canto.
Só que não é só de praia que vivemos então vamos começar a falar um pouquinho mais de cada lugar, desse trecho da Bela e Santa Catarina.

Vou começar pela minha cidade (lógico) que eu, amo de paixão, como todo bom "pexero".
Ah quer saber o que é pexero né? Então vou começar do começo. Itajaí é uma cidade de cultura açoriana, e é famosa por seu porto, e por sua pesca, então quem nasce em Itajaí é itajaiense, mas somos nomeados carinhosamente como pexeros principalmente pelo sotaque, (é engraçado até pra outros catarinenses) é parecido com o sotaque da ilha de Florianópolis (capital de SC) aqui tudo que falamos carrega no "x" Queix, dix, taix e por aí vai. 
É uma cidade linda o nome vem da palavra em tupi  Tajahy, que significa "Rio dos Taiás", ou rio que corre sobre as pedras como eu aprendi na escola, antigamente chamava Itajahy era mais fashion, mas os pexeros mor resolveram colocar Itajaí que é mais normalzinho e vivemos felizes desde então.
A cidade foi fundada em 15 de junho de 1860, ou seja temos 153 anos de fundação.
Conheçam nossas praias abaixo. (Bico do papagaio é apenas a pedra da praia de Jeremias)
                              











Temos também um porto e um píer de cruzeiros. Além de mais alguns pontos turísticos legais.


Casa da cultura Didi Brandão


Farol da barra no Molhe de Itajaí


Igreja Matriz


Igreja matriz por dentro




Marejada Festa típica de Itajaí










Castelinho Marcos Konder - Museu de Itajaí


Porto de Itajaí
Vista do Morro da Cruz Cidade de Itajaí


Ainda tem mais alguns pontos legais, mas esses são os principais.


Todas estas são famosas  princialmente pelas praias, não vou colocar todas aqui senão vai faltar espaço.
  • Balneário Piçarras
  • Barra Velha
  • Bombinha
  • Itapema
  • Porto Belo
Navegantes é nossa cidade vizinha, é separada de Itajaí por um ferry-boat, até 1962 as terras de lá pertenciam a Itajaí, então houve a sua emancipação política e hoje é o município de Navegantes, eles também possuem praia e um porto, é uma cidade tranquila, estão crescendo muito nos últimos anos.





Porto de Navegantes


Balneário Camboriú é uma cidade super movimentada, tem muitas baladas famosas, praias, shoppings e mais uma porção de atrações turísticas. 
São 8 praias em BC (como chamamos a cidade aqui na região pode colocar BC SC no google pra ver), entre elas a Praia do Pinho, que é uma praia de nudismo, mas vou colocar fotinhos de outros pontos turísticos como o parque unipraias, com seus bondinhos com vista para o mar e o morro do careca com sua pista de voo.





Parque Unipraias


Baladas de BC


Depois temos Penha, também tem muita praia lá, mas a principal atração é o parque temático Beto Carrero World! Onde tem todo tipo de brinquedos, inclusive a primeira montanha russa invertida do Brasil, no dia de aniversário não paga *-* eu fui ano passado e foi incrível! O parque é gigante, impossível ver tudo num só dia!

Personagens Dream Works


Zoológico



Vista de dentro da boca do leão (Foto by Lila)


FireWhip


Castelo da entrada


Império das águas




Portal de entrada da Ilha dos piratas (foto by Lila)

Essas são as principais cidades e atrações da minha região, espero que tenham gostado e se quiserem visitar sejam muito bem vindos!

Esta postagem pertence a blogagem coletiva do mês de Setembro no grupo Liga das Blogueiras de SC, se você também é catarinense e quer conhecer mais blogueiros daqui, basta entrar para a comunidade! Temos vários planos legais para interagir aqui dentro do estado!






16 comentários:

  1. Comentei antes mas acho que deu algum problema aqui e não foi... Então vamos de novo, se for repetido por favor ignora hahaha

    Também moro no Vale! Sou de Blumenau.
    SC é realmente linda e temos ótimas praias. Fico triste que várias delas agora já não estão muito boas para o banho de mar, mas de qualquer forma continuam lindas.
    Costumava ir sempre para Itajaí quando meus tios moravam aí, mas agora foram para Joinivlle então geralmente só passo mesmo heheh
    Legal teu post, parabéns!

    Beijos
    http://apenasimagine.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alguns parentes em Blumenau! É uma cidade linda também. Realmente muitas praias já estão bem judiadas... Pena SC é linda mesmo! Amo ser daqui.

      Excluir
  2. Conheci a região em 2014, tenho uma amiga que é blogueira que mora em BC, a familia dela mora em Itajai, então conheci quase que toda a região, e quanta coisa linda e apaixonante <3, cada ponto turístico, um mais lindo que o outro. Amei o parque da Unipraias a vista é realmente linda. Já estou precisando de voltar!

    Beijos


    http://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Pra ser sincera eu nunca fui no unipraias acredita? kkkkk Isso pq é aqui do lado e é mega baratinho >.<

      Excluir
  3. Realmente essa é uma região muito bonita e que vale a pena conhecer. Já tive a oportunidade de conhecer Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha. É interessante é que não importa quantas vezes você vá sempre tem algo novo para conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! E tem tanta coisa pra se ver nessa região que é impossível ver tudo em uma viagem só! =D

      Excluir
  4. Que lindeza! Tanta coisa maravilhosa no Brasil que eu não conheço <3

    ResponderExcluir
  5. Que gracinha esse post! Amei saber que você é do Sul, sou apaixonada por Santa Catarina, e agora na minha próxima descida a Balneário vou ser obrigada a dar um pulo nessa sua cidade linda!

    Beijinhos <3
    www.carolpestana.com

    ResponderExcluir
  6. Lila, sou do Rio Grande do Sul e já passeei por ai, recentemente estive ali naquela Praia Brava exatamente onde a foto que você escolheu foi tirada haha a vista é incrível. Quando eu for pra ai de novo, quem sabe não rola da gente se conhecer né <3
    Beijãooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Sim quando vier pra cá de novo avisa pra gente marcar alguma coisa!

      Excluir
  7. Eu conheci Balneário Camboriú em uma viagem bem rapidinha e fiquei encantada! Sua cidade é muito linda,deu vontade de conhecer. Morro de vontade de viajar pelo Brasil e SC ta na minha lista, é muito lugar incrível para conhecer ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma cidade bem gostosa, tem várias praias, e a avenida beira rio tem uns restaurantes que valem super a pena conhecer!

      Excluir
  8. Ai, adorei! Eu amo o vale do Itajaí, principalmente BC e adoro o sotaque de vocês haha
    Deu muita saudade vendo essas fotos, conheço esses lugares e vendo seu post percebi que deixei várias cidades de fora, tipo Penha e Navegantes por exemplo haha eu amo o Beto Carrero <3 mas na Fire Whip never more! haha
    Muito legal, amei o post!
    Beijos
    http://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apesar da labirintite fui na fire whip \o/ e não morri veja só! kkkkkkk Aqui é um pedacinho gostoso de viver =D

      Excluir