Dia do Administrador

09 setembro Lila Martins 12 Comentarios


Olá! Quero compartilhar com vocês o meu dia!

Nove de setembro é o Dia do Administrador, por ser a data de assinatura da Lei nº 4769, de 9 de setembro de 1965, que criou e regulamentou a profissão de Administrador. O dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68. (Disponível em Portal CFA)
Essa é uma pequena nota do site do Conselho federal de Administração a respeito da homologação da profissão de Administrador no Brasil. Ou seja desde 1965 a nossa profissão foi instituída e partir 1968 o dia 09/09 foi oficialmente nomeado "Dia do Administrador".

Tirando o papo formal pra escanteio quero falar aqui como é ser profissional desta área.
Há 10 anos eu estive em um evento promovido pela UNIVALI, a universidade aqui da minha cidade, que tinha a proposta de dedicar um dia inteiro a palestras para ajudar as pessoas a escolherem seu curso superior, neste evento eu me deparei com três das minhas possíveis escolhas de faculdade que na época eram Direito, Administração e Comércio Exterior. Assisti as palestras e decidi, faria Administração! O que eu vi nessa palestra que me chamou mais a atenção que as outras? Nada de especial, em direito eu vi que a carreira não é tão interessante quanto parece, fora que é tudo tão formal e "redondinho"  e eu sou tão fora dos padrões... Em Comércio Exterior, que era a área que eu trabalhava na época (trabalhava no porto da minha cidade) eu percebi, com apenas 17 anos, que seria uma profissão que ia me requerer algumas características que eu não tinha como paciência e tudo mais (mesmo assim trabalhei esses 10 anos entre idas e vindas do Comex).

Naquela palestra eu vi falarem das características do Administrador e eu me apaixonei, era eu, não era uma profissão engessada, era uma coisa dinâmica, haviam várias áreas para escolher e várias coisas que eu gostava, então esse foi meu curso! Eu escolhi ele e decidi ali aos 17 anos que queria ser Administradora!

Em 2008 eu entrei para a faculdade, comecei meu curso e a cada dia eu ia me apaixonando mais e mais, tive 2 trancamentos ao longo período acadêmico e por isso eu levei 8 anos para finalmente terminar a faculdade. 

Daqui a 3 dias será minha colação de grau, vou ser oficialmente graduada e assim que o diploma estiver em mãos quero tirar o CRA e ser regulamentada como Administradora. Há um mês sai da minha empresa uma Assessoria Aduaneira, há 5 anos eu trabalhava com Comércio Exterior direto, nos anos anteriores eu ia e voltava, mas desde 2011 eu entrei de vez para a área e fiquei, infeliz, irritada odiando cada minutinho da minha vida profissional, mas estava lá e pagava minhas contas... Mas a vida deu seu jeitinho e eu ganhei uma meia LILA IS FREE! \o/

Agora eu vou ser o que eu sonhei para mim! Vou trabalhar na minha área, prestando consultoria administrativa para empresa, pegando Jobs autônomos, curtindo as minhas áreas preferidas da Administração que são Marketing e Gestão de Pessoas. Quero fazer uma pós graduação em Docência para poder começar a dar aulas e se tudo correr bem fazer meu mestrado fora do Brasil, talvez em Portugal ou Inglaterra (Já pensou? Cambridge!), se não der o mestrado fora quem sabe o doutorado e/ou o pós doutorado?

Enfim escrevi um monte e ainda não disse porque esse dia é tão especial... 

O dia 9 de setembro é o dia da minha profissão, é o dia de me lembrar o que eu decidi pra minha vida, para eu lembrar que eu sou uma pessoa que fez o que queria da vida, que nunca em nenhum momentinho se arrependeu e esse minha gente é o meu primeiro dia do Administrador como formada, só não como graduada porque eu não fiz a colação formal, mas por questões burocráticas de 3 dias não vamos brigar também né?
Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida, porque hoje é um divisor de águas entre a Lila que fazia o que odiava para a Lila feliz seguindo o caminho que sonhou!

Parabéns a todos os meus amigos Administradores formados ou cursando e até mesmo aqueles que sonham um dia seguir esta profissão. Quero agradecer a todos os meus professores, cada um me ensinou alguma coisa que eu com certeza, usarei na vida profissional! E você jovem padawan, venha para o lado gerencial da força! Não sucumba ao lado negro daqueles que dizem que ninguém vai te contratar para administrar uma empresa, porque essas pessoas não sabem o que dizem!

Antes de finalizar a postagem quero deixar um vídeo com um pedido especial! Por favor assistam e compartilhem! 




Site para votação 

Arquivo com todas as características da lei em votação 

Um abraço da sua Consultora Administrativa Nerd! 

Varinhas ao alto para comemorar o DIA DO ADMINISTRADOR!





12 comentários:

  1. Parabéns pela sua profissão, pelo seu dia, pela sua escolha <3
    Eu fiz Gestão financeira e peguei uma pequena BEM PEQUENA parte de adm e olha.. admiro hahahahaha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Clacy! Administração é bem abrangente e sempre tem um pezinho dos outros cursos, acho que por isso ela é tão básica pra tudo, tem um pouco de cada coisa!

      Excluir
  2. Parabens pelo teu dia e pros teus colegas! Já votei!!
    Pra mim, toda profissão deveria ter um negócio assim. Odeio provas, mas é uma maneira de mostrar que o profissional que saiu daquela faculdade 3 capaz... Sei lá!
    Que bom que tu te achou na profissão e que continue feliz com ela pra sempre!
    Beijos e tudo de bom!!!

    http://www.nanalaraujo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por votar Nana! Realmente é importante essa regulamentação, se não desmotiva quem se preparou anos e chega no mercado de trabalho e as vagas tão ocupadas por gente que nem tem formação =(

      Excluir
  3. É legal saber mais um pouquinho da profissão. É tão bom quando a gente acerta na escolha né, deu para ver que você ama o que faz.

    ResponderExcluir
  4. Atrasado Lila mas, parabéns por este dia, pela profissão que vc ama! Eu fiz um tempo de Bacharelado em Economia, mas eu vi que números não eram o meu forte mas admiro demais quem trabalha na área. Não consegui ver seu vídeo pois estou no trampo mas coloquei na lista de 'ver mais tarde' já ^^ é bom conhecer sobre a profissão num ponto de vista mais 'normal' kkkk não daquele modo mega produzido e ensaiado para convencer. Adorei o post linda! beijos!

    www.metamorphya.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora eu em responder, como estava de rolo com a minha formatura acabou passando batido! Obrigada! Administração é bom para tudo na vida, a ideia é trazer material que seja fácil e que sirva pra todos!

      Excluir
  5. Muito legal Lila! Parabéns atrasado! hahaha
    É muito legal essa sensação de ter escolhido certo, saber que a área combina com a gente! Eu sou muito feliz no meu curso e me vejo muito feliz no futuro nessa área (Direito) e acho que nada é melhor do que isso!

    Beijinhos <3
    www.carolpestana.com

    ResponderExcluir
  6. Atrasadissima, mas antes tarde do que nunca né, parabéns meu bem, espero que possa crescer cada vez mais na sua profissão e que coisa mais boa esse sentimento de realização, de ter feito a escolha certa, de certeza! Amo!
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente essa certeza é maravilhosa!

      Excluir