Profissão Administrador - Rótulos

03 agosto Lila Martins 0 Comentarios


Oi gente, para esta postagem eu escolhi um tema que acho que precisa ser abordado! Os rótulos absurdos que você ganha quando se forma em administração.
O pior, mais comum e mais besta de todos é quando você começa a faculdade e sempre tem aquela pessoa que vai te dizer “Nossa! Não sabia o que ia fazer e fez Administração?” Eu tenho vontade de quebrar a cara de todos que me dizem isso, gente quando foi que uma das profissões mais importantes que eu conheço perdeu todo o seu valor? Quando que uma pessoa que passa 4 anos no banco de uma faculdade aprendendo a medicina empresarial, aprendendo a cuidar, gerenciar, fortalecer, organizar e curar uma empresa se tornou o cara que não presta pra nada? Sério, eu acho isso absurdo, ridículo e de muito mau gosto, não só com administração, mas com todos os cursos, todos eles têm valor, se existem é porque eles importam, porque eles servem sim para alguma coisa, então pare de falar asneiras e vai procurar a sua turma que você ganha mais.
Outra coisa bizarra é os formados e desmotivados, aquelas pessoas que cursaram Adm e se arrependeram e ficam dizendo “Não tem lugar no mercado, com o diploma na mão penei nas filas de agencias de emprego e não conseguia nada...” Sabe por quê? Porque você escolheu uma área concorrida, porque você não ousou ingressar em outros mercados, porque você optou por ficar na fila e por falta de competência da sua parte, não tem nada a ver com o curso, com os professores nem nada desse tipo, tem a ver com você e com o valor que dá para si mesmo e sua capacidade de subir os degraus, sim porque quem termina a faculdade não está upando level, não vai receber uma chave especial que abre o cofre do baú cheio de ouro, louros e reconhecimento, assim como em outras profissões você vai ter que começar de algum lugar, talvez o diploma te ajude a barganhar um salário melhor, mas o cargo meu amigo vem por competência, capacidade e experiência e isso infelizmente não vem carimbado na sua testa, vem com o tempo, com a sua CARREIRA com o seu histórico, é empírico e vai se construindo ao longo do tempo, com muito trabalho, esforço e dedicação.
Mais um ponto que eu vejo que virou estigma é que você como administrador é estereotipado e não pode fugir a regra, não pode se construir pessoalmente, se apresentar como quem é e isso acarreta em uma crise de identidade absurda, um exemplo que eu vivencio e muito é a minha aparência, podem observar minha foto ai ao lado, com minha camiseta da mulher maravilha, meus óculos grandes de nerd e a minha expressão divertida, em geral as pessoas pensam que tenho 16 anos, mas eu tenho 26 (27 no próximo dia 18) e juro que já perdi empregos por essa carinha jovem que infelizmente é a única que eu tenho, maquiagem, cabelo, roupas, não funcionam pra mim, eu sou baixinha, magrinha e sim eu pareço uma adolescente e sim eu não pareço competente a olho nu, fora que eu creio sinceramente que aparência não defina caráter e capacidade, eu sofro por isso, por ser nerd, por gostar de all star, filmes e séries de ficção, por ler livros de fantasia ao invés dos técnicos pro preferir Stephen King a Chiavenato ou Kotler, por ter um blog e um canal chamado Juntando as Nerdices, por tudo isso as pessoas me julgam e acham que não sou uma boa administradora, mas sem essas coisas eu não seria eu e se eu começar a usar terninho e escarpin, usar um coque severo e maquiagem sóbria, enquanto carrego minhas coisas em uma bolsa cara e falo rebuscadamente com toda a pompa de uma executiva, talvez eu não fosse tão boa. Eu creio que nos meus livros de fantasia tem muito mais ensinamentos interessantes e me tornam uma profissional bem mais criativa, ler meus livros de Tolkien, George R. R. Martin, Stephen King e tantos outros me fazem mais preparada, porque em todos eles sempre há uma história, sempre há superação, e sempre há aprendizados novos, ler fantasia não me torna alienada, pelo contrário me ajuda a pensar fora da caixa, a ter um olhar mais abrangente das coisas, a observar as situações de outros ângulos e assim conseguir outras soluções, talvez se eu só lesse livros técnicos essa visão me fosse turvada e bitolada e assim eu fosse uma profissional mediana que só sabe lidar com as situações conforme um “manual” e isso não é o foco, então se você ai acha que administrador tem que usar roupa social, ler apenas literaturas conceituadas ou usar palavras rebuscadas e termos americanizados, desculpe, pois sou uma administradora nerd, que usa jeans e camiseta de heróis, lê Harry Potter,  fala de forma informal e tem perfil em redes sociais.

É isso minha gente! Acompanhe meu canal Papos de Adm e deixem nos comentários o que acharam! 





0 Comentários: