Dicas de organização com Excel

21 julho Lila Martins 0 Comentarios


Oi pra você! Bem vindo ao Papos de ADM então sente-se confortavelmente e vamos conversar melhor sobre planilhas.
Todo mundo precisa se organizar e como a vida está um absurdo de tão corrida, vou comentar aqui um pouco sobre uma ferramenta incrível, que te tira do sufoco e te ajuda a visualizar de forma clara as informações necessárias, estou falando do Excel, recurso incluso no pacote Office da Microsoft que já vem instalado em todos os computadores e notbooks com sistema Windows.
O Excel é bom, você precisa só aprender a usar ele, não é difícil, nada que alguns tutoriais do youtube não resolvam, tem até alguns cursos online gratuitos, basta procurar com carinho.
Ai você pergunta “Lila por que o Excel é tão bom?” Porque ele possui vários recursos bacanas, ele é em formato de tabela, te possibilitando fazer tabela de quase tudo, ele possui o recurso de abas em que você pode juntar várias tabelas em um arquivo só e navegar pelas abas, isso ajuda muito com controle de despesas, por exemplo., você pode fazer uma planilha com 12 abas referentes aos meses do ano e ali colocar todas as despesas mês a mês e ir olhando elas entrando e saindo e vendo em que mês você vai estar mais folgado para investir e os que precisar segurar as pontas.
Outra coisa maravilhosa do Excel são as fórmulas, gente! É excelente! Você coloca todas as informações que precisa, seleciona as células que quer usar nas fórmulas e pluft ele quebra a cabeça pra você! Sim, isso é perfeito pra quem se embanana na matemática e não sabe bem o que fazer da vida.
Agora vou dar alguns exemplos de como usar o Excel a seu favor.


Essa é clássica, quer um controle bom de contas a pagar e a receber use o Excel em conjunto com um fichário, é uma ideia legal que você pode adaptar com a sua realidade. No Excel você faz duas planilhas “contas a pagar” e “contas a receber” e separa dois fichários, com os mesmos nomes, faça divisórias para os fichários com os meses do ano e abas também contendo os meses nas planilhas. Cadastre as contas por ordem cronológica de vencimento na planilha e vá colocando o boleto/nota/fatura no fichário, todos os dias olhe nas planilhas os valores que vão entrar e os que vão sair, assim você não vai se enrolar tanto e vai conseguir organizar até os vencimentos das suas entradas e saídas, para controlar o fluxo de caixa. Para ajudar deixei um modelo disponível para download, basta clicar nos links ao fim do post.
Espere... Você não tem uma empresa e abriu esse post para se organizar melhor a respeito das despesas da casa? Sem problemas! Tem um modelo lá no final do post para que você também possa se organizar, basta adaptar para a sua necessidade.


Quem nunca ficou pensativo em como definir os preços de venda para o seu produto ou serviço? Pois o Excel pode ser útil, você faz uma planilha em que coloca os produtos, os custos e a projeção de lucro e ele cria um preço pra você, claro que você pode adaptar como achar melhor o seu preço, mas a nível de base é bem legal fazer isso, você consegue visualizar mais fácil os valores. Para te ajudar, fiz um modelinho pra você também, basta clicar no final do Post.



Por ultimo, dá de usar o Excel para controle, esse pode ser pra absolutamente qualquer coisa que você quiser controlar, pode ser estoque, documentos, lista de compras, materiais de expediente e de reformas, funcionários, banco de horas, serviços prestados e o que mais você precisar, basta pensar certinho em quais informações você precisa, nomear as colunas, se forem muitos itens você pode congelar a primeira linha e ela vai correr por toda a planilha te ajudando a entender qual o conteúdo de cada coluna, para ajudar fiz um modelo que pode ser útil tanto para empresas quanto para ser usada em casa que você pode adaptar conforme as necessidades basta baixar com o link no final do post.


Bom gente, acho que é isso, espero que tenha sido útil, qualquer dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários.



Até a próxima!

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