Sonambulismo

18 abril Lila Martins 6 Comentarios


Então galera, hoje estou aqui pra falar de sonambulismo. 
Sonambulismo é um distúrbio do sono, comum principalmente em crianças e adolescentes, em geral, as pessoas que sofrem de sonambulismo durante a infância, não carregam esse problema para sua idade adulta. Algumas religiões, como o espiritismo, entendem os sonâmbulos como pessoas que conseguem que o espírito mova seu corpo físico num estado de projeção astral extremamente complexo e altamente difícil, vai ver é por isso que as crianças são as que mais apresentam estes estados, eu particularmente não opino nessa parte espiritual, cada um com suas crenças. 
Segundo os médicos durante o sono as funções motoras, por algum motivo se ativam fazendo com que o indivíduo se mova sozinho mesmo estando inconsciente. 
A forma mais simples de se reconhecer uma pessoa sonambula é prestar muita atenção, o sonambulo, anda enquanto dorme, mas as atitudes dele são normais, eles ficam de olhos abertos, tem total sustentação do corpo, não andam como um zumbi comedor de cérebros, nem como o Chaves de braços pra frente, eles andam normalmente, muita gente nem consegue definir, você pode ter um sonâmbulo em casa e nem se dar conta.
Enfim existem muitos sites que falam de maneira mais apurada sobre o sonambulismo e vou listá-los ao final deste post para os interessados. 
Agora uma pergunta que muitos devem fazer, "Mas e o sonambulo, como ele se sente? Como isso acontece pra ele?" E olha só como o Minhas Opiniões é interessante, eu mesma fui atras e entrevistei um sonambulo de verdade! Melhor ainda um raríssimo sonambulo adulto, o nome dela é Priscila e trata-se, nada mais nada menos, do que esta blogueira que vos escreve!
Pois é minha gente, eu sou sonambula, tem ai uns belos anos, descobri o problema na adolescência, mas já tenho o distúrbio desde criança. Eu sinceramente nem acho uma coisa assim tão grave, tem lá suas vantagens, a parte ruim mesmo é a sensação de acordar e não ter descansado, porque quando você passa a noite em movimento lógico que o seu corpo não vai ter o sossego de uma boa noite de sono, para controlar as crises eu costumo tomar chás calmantes ou até calmantes fitoterápicos para relaxar e dormir integralmente. A sensação de andar dormindo é a seguinte, não faço a menor ideia, eu durmo, no dia seguinte acordo morta, nunca me lembro de nada, já tive vezes de sentir muito frio, sabe quando parece que você esta no polo norte e ai de repente eu acordei e estava de pé na frente da geladeira aberta. Já aconteceu também de eu adquirir hematomas estranhos, houve um dia mesmo que eu bati o meu fêmur em algum lugar e acordei andando muito mau, tamanha a dor ai as pessoas me perguntavam, "como você fez isso?" e eu... O.o sei lá... eu tava dormindo... Tem gente que acha bobagem, é uma coisa bem maluca, se eu assistir um filme dormindo quando eu assisto novamente tenho a sensação de estar tendo um dejavu. Só que tem um lado legal, eu não passo frio, nem calor por exemplo, se está frio eu troco de roupa ou pego um cobertor, e com o calor a mesma coisa, se eu preciso ir ao banheiro vou dormindo mesmo, enfim eu acho isso em muitos momentos interessante, perambular por ai enquanto dorme é perigoso, a maioria dos médicos recomenda que para a segurança do sonambulo e dos familiares, que sempre tenham medidas de segurança, como esconder objetos que possam machucar, que não permitam que durmam em lugares altos, fechem portas e janelas e bloqueiem acesso as escadas, mas sinceramente a melhor forma de se cuidar de um sonambulo é se gerar um modo de seguir a pessoa quando ela sai da cama e convencer ela a voltar com calma para a cama. Aqui em casa por exemplo minha cama só dá de sair por um lado, logo, meu marido dorme do lado de fora, se eu passo por cima dele pra sair ele muitas vezes acorda, puxa algumas palavras e verifica se estou acordada ou dormindo, geralmente (segundo ele) quando eu falo muito enrolado, e desconexamente ele sabe que estou dormindo, então tenta prestar atenção no que eu faço e tenta me levar de volta pra cama. Eu acho que deve ser um porre ter um sonambulo em casa, pior ainda é ser casado com um, (tadinho do meu marido) porque levar pancadas, ficar sem cobertas, ter que ouvir a pessoa falar contigo e ainda ter que muitas vezes seguir e cuidar dela é um compromisso muito massante. Bom gente fica ai a dica, pra você que é sonambulo, cuide sempre do seu pré-sono, aquelas horinhas antes de dormir tentem desacelerar, tomar um copo de leite, um chá, deixar conversas tensas fora desses períodos, por favor não madruguem, por experiência eu sei que quando você tenta se manter acordado quando o sono quer te apagar é batata que você vai ter uma crise, porque aquela linha entre sono e realidade na hora que você está apagando é fininha e você dorme, mas acha que ainda está acordado, dai acorda 3 horas da manhã, na sua cama de pijama e não tem a menor noção de como foi parar lá, e a sua lembrança era de ter conversado, assistido TV, e ficado na internet, mas de repente não sabe ao certo onde você parou de fazer o que está fazendo e, pior ainda, não consegue conectar as coisas, fica meio paranoico pensando em como você chegou até ali, dormindo de pijama e babando, até que uma alma boa da sua família te conta o que aconteceu de verdade, e você fica com aquela cara de paisagem do tipo minha nossa como isso aconteceu, então fica o conselho, deu sono DORME senão vai zoar a sua cabeça e as primeiras vezes que isso acontece olha é muito perturbador. Já pra quem tem um sonambulo em casa... toma um chazinho com ele antes de dormir em especial aqueles dias em que notar que ele esta agitado ou com alguma coisa martelando na cabeça, e tenha muuuuuuuuuita paciência, juro pra você que o seu sonambulo não está curtindo com a sua cara ou te fazendo de palhaço, nós realmente não lembramos mesmo.
Bom gente, espero que tenham curtido o post e o depoimento de um sonambulo de verdade, quem quiser fazer perguntas, pode comentar ai no post que eu respondo.
Um abração pra todos os leitores!

Abaixo alguns sites de falam de sonambulismo.

Minha Vida
Drauzio Varella
Hospital Albert Einstein
Mundo Estranho

E para os simpatizantes... Associação Médico Espírita do Brasil



6 comentários:

  1. HAHAHAH aqui em casa acontece isso também. Eu também tenho sonambulismo, mas não sou tão ativa, é mais na questão de falar comigo. O Jackson vive dizendo que eu converso com ele, mas eu nunca lembro o que aconteceu na verdade, e ele sabe que eu estava dormindo porque diz que eu demoro um pouco para responder.

    No ensino médio meu pai me pegou no portão de casa a 00h esperando o ônibus, ele falou que eu levantei, fiz nescau, fui no banheiro, escovei os dentes, lavei o rosto, me troquei, peguei o material e saí. Ai ele foi até o portão e disse que ainda era meia noite, dei de ombros e voltei para cama, na manhã seguinte já estava pronta para ir ao colégio.

    Mas foram poucos os casos de andar por aí, na verdade a maioria das vezes era quando me mandavam para cama ou algo assim.

    Nossos maridex sofrem kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ja levantei algumas vezes da cama, mas nada de sair do quarto. acontecia muito quando eu me estressava de mais no trabalho, a muitos anos atras quando trabalhava no mini preço tinha dias que ele sentava na cama e fazia como se estivesse passando compras, coisa terrivel era um pesadelo. :D

      Excluir
    2. Pois é, tem dias que eu sou terrível, ja me machuquei muito dormindo, de acordar com olho roxo porque derrubei um quadro em cima de mim, nossa eu tem dias que a coisa fica realmente séria...

      Excluir
  2. Gente!!! Nunca conheci ninguém que tivesse sonambulismo. Imagino que o cuidado tenha que ser redobrado com crianças né?
    Super interessante!
    :*
    www.amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir