Metas de Leitura

05 fevereiro Lila Martins 1 Comentarios

Olá pessoal!
2014 chegou e com ele as elevadas metas de leitura, mas é difícil cumprir as nossa metas não é mesmo? 
Antes de começar a dizer para os amigos que vai ler 100 livros em 2014 pense primeiro se vai ter tempo para isso, se você estuda, tem blog, trabalha e faz mais um monte de coisas o seu tempo para ler vai ser meio curto então 100 livros é uma meta meio ambiciosa não é mesmo? Em 2014 tenho que colocar meus livros em dia, creio que todos será impossível, mas quer tentar ler o máximo para chegar pelo menos perto eu tenho umas dicas legais pra dar, então vamos lá.


  • Assim que eu comecei a ler tentei pensar em formas de ler num tempo predefinido uma delas é sempre contar os capítulos, depois disso eu vejo mais ou menos quantas páginas cada capítulo tem, divido pelo tempo que quero gastar para ler. Um exemplo é este último livro que tinha 20 capítulos então pensei se eu ler 2 por dia em 10 dias termino, é uma boa marca, o que aconteceu foi que não li os 2 capítulos como gostaria, levei um pouco mais de tempo e de ontem pra hoje li 14 capítulos seguidos. 
  • Outra forma de vencer suas metas é cumprir a risca elas, se ultrapassar a meta ótimo, se não conseguir tem que correr atras d prejuízo quando der.
  • Se o livro for ruim não abandone ele, sério vá até o fim, tem livros que são massantes no começo, como os de mistérios, eu sou super ligada e impaciente, gosto de livros com bons ganchos, mas alguns demoram muito para desenrolar, mas eu não desisto, muitas vezes eu largo de lado, leio outra coisa pra reacender aquela vontade insana de devorar livro atras de livro, então volto naquele livro e termino ele, não importa o quanto demore, eu termino os livros que me disponho a ler.
  • Uma outra forma de separar o livro e fazer pequenas metas é quando temos livros separados por partes, um exemplo é "O Vampiro Lestat" ele se reparte em partes e cada parte tem um número de capítulos, nesse caso você faz metas para cada parte e tenta calcular em quanto tempo vai levar para ler ele.
  • Não seja preguiçoso, faça metas no seu ritmo, metas que pode mesmo cumprir, se capítulos são unidades de medida altas, use páginas, parágrafos ou aquilo que achar melhor e tente cumprir as metas ou vai terminar frustrado, se você se dispõe a fazer isso com livros que gosta vai ter menos dificuldade com livros técnicos ou leituras obrigatórias e também para quem tem parceria com editoras e quer ler livros para resenhar em tempo recorde.


Bom estes são meus métodos, se tiver outros eficazes use e compartilhe aqui nos comentários.



Um comentário:

  1. Oi Lila!
    Eu adoro metas literárias, acho que elas nos incentivam a ler mais e não acho que transforme a leitura numa coisa obrigatória. Acho, inclusive, que torna a leitura ainda mais empolgante que o normal! :)
    Não tenho mtas técnicas pra cumprir minhas metas, o simples fato de ver que estou conseguindo avançar nela já me dá o gás necessário pra ler mais e mais!
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir