Cursos online Gratuitos

10 janeiro Lila Martins 0 Comentarios

Bom dia pessoal, estou numa correria essa semana e não pude parar para escrever muito.
Atualmente a vida é uma correria e acabamos não tendo tempo hábil durante a nossa semana para estudar nada além do que é obrigatório da nossa formação. Quem ainda está na escola tudo bem, mas quem, assim como eu, faz faculdade sabe que além do nosso curso precisamos de horas de atividades extracurriculares para validar nossa conclusão de curso e, em algumas universidades, até mesmo o acompanhamento de bancas, eu por exemplo preciso comprovar 300 horas extras e assistir a 5 bancas durante o período acadêmico para poder me formar. Pensando nisso, eu resolvi buscar uma alternativa simples e eficaz para resolver esse probleminha das horas extra, sai na internet procurando cursos interessantes, relacionados a minha área (administração) e encontrei em alguns lugares a possibilidade de cursos gratuitos para dar esse auxilio necessário em nossa formação, mesmo porque ainda agrega valor ao currículo estas formações sobressalentes.

Eu encontrei vários sites que oferecem cursos gratuitos, mas estou utilizando somente 3 deles que são estes que citarei abaixo:

Cursos Iped 
Há duas modalidades para a maioria dos cursos nesse site.
Grátis com a carga horária e o conteúdo mais enxutos geralmente leva em torno de 20 horas o curso, mas se você se dedicar bastante termina em bem menos tempo que isso, o certificado é disponibilizado no próprio portal do aluno para que seja impresso.
Pagos eles possuem três planos, um mais intensivo levando em torno de 80 horas e outro mais extensivo de 100 horas, ambos tem certificação que são enviados no endereço de cadastro.
O cadastro é bem simples, pode ser via aplicativo do facebook, é preenchido um formulário, você pode até mesmo colocar uma foto no perfil de aluno e não precisa informar dados financeiros, salvo se for fazer o pano pago.
Outro diferencial desse site são as opções, nele podemos encontrar opões de todas as áreas. A única coisa que deve ser observada é que no plano gratuito, você pode fazer 1 curso a cada 180 dias, sendo que este curso ficará disponível por 30 dias então deve ser usado com critério.

EAD Sebrae
Este é importante ver as datas, porque os cursos ficam disponíveis por um certo período, geralmente no início do semestre. Os cursos são voltados mais para a área de empreendedorismo, então são legais para quem cursa as áreas administrativas, mas podem ser igualmente úteis para quem quer montar o próprio negócio. O cadastro é fácil e você pode também assinar os boletins informativos, assim fica sabendo das data de inscrição dos cursos e todos eles possuem certificação que fica disponível para impressão depois que o aluno é submetido a uma prova, para avaliação do aproveitamento. Tem também os cursos presenciais do Sebrae, para quem pode dispor de um tempinho.

FGV Online
Este é o portal da Fundação Getúlio Vargas, uma das mais conceituadas universidades do Brasil, eles disponibilizam alguns cursos gratuitos, em diversas áreas, inclusive para professores do ensino médio e fundamental e também para organização pessoal. São ótimos os cursos eu estou fazendo um de Sustentabilidade pra Gestores e estou gostando bastante. Cada módulo tem um pequeno questionário no final para você autoavaliar o aprendizado e no final do curso uma prova geral mede seu aproveitamento. Estes curso possuem declarações ao invés de certificados, mas tem uma validade equivalente.

É importante ressaltar que, para validar horas extracurriculares é necessário verificar a compatibilidade dos diplomas com a norma de cada universidade, como o meu semestre letivo ainda não começou eu não tive a chance de confirmar se estes cursos podem ser utilizados para a validação destas horas que preciso, mesmo assim é interessante fazer porque são gratuitos, agregam conhecimento e fazem você gastar um tempo de qualidade que talvez não fosse tão interessante com outras atividades, sem contar é claro, a credibilidade destas instituições que vão ser um ótimo peso no currículo para o mercado de trabalho.

Bom gente é isso, espero que seja útil para vocês como foi para mim, se souberem de outros sites que ofereçam cursos online gratuitos, coloquem nos comentários porque eu adoro estudar (louca? não não sou só CDF mesmo).





0 Comentários: