Chocólatras - Verdade ou Mito?

15 dezembro Lila Martins 1 Comentarios

Olá a todos os meus queridos leitores!
Hoje, eu vim falar de um assunto que é por muitas vezes taxado de mito ou brincadeira, mas que tem um fundo de verdade, "Chocolate vicia?" 
A resposta é SIM, parece uma grande tolice, só que é verdade. Segundo estudos se você comer cerca de 30 gramas de chocolate por dia, mais ou menos no mesmo horário em 10 dias você estará viciado, o corpo sente falta, começa as crises de hipoglicemia, tremedeira, tontura entre outros sintomas comuns, inicialmente a pessoa não percebe, só que as crises começam a ter uma certa frequência.
Uma barra de 30 gramas de chocolate ao leite possui em média 6 mg de colesterol (o maior responsável pelo enfarte cardíaco) e 4 mg de gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas (que ajudam a nos proteger dos enfartes), é uma mistura equilibrada e por este motivo não é mais tão estigmatizado nas dietas em geral é até aconselhado, só que em quantidades moderadas, lembre-se sempre disso.
Ao contrário do que se pensa chocolate diet é em muitos casos mais gorduroso que os chocolates comuns, ele é indicado para diabéticos que não podem ingerir açúcar e não para quem quer emagrecer ok.
A grande pergunta da maioria dos chocólatras é "Por que as minhas crises não passam com outro doce qualquer?" a resposta é bem simples o chocolate vicia devido a um de seus componentes básicos, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que fabricamos em situações de felicidade, logo não é de todo errado dizer que chocolate é a felicidade em barra, e é por isso que mulheres tem mais propensão a serem chocólatras, se contarmos os picos hormonais femininos podemos justificar também que no período menstrual as mulheres comem o dobro de chocolate que nos dias comuns.  
Ser chocólatra é considerado um vício como qualquer outro, e o tratamento é igual a qualquer outro, uma diminuição gradativa das quantidades somada a um acompanhamento psicológico, pois as maiores vítimas do chocolate são pessoas propensas a depressão e carência, pois encontram nas barras a sensação de felicidade. 
Não é incomum que um chocólatra coma uma barra de 170gr ou uma caixa de bombons de 400gr em apenas um dia, a questão é que isso se transforma e a pessoa se pega comendo cada vez doses maiores e engordando cada vez mais, e o pior é que como ser chocólatra é taxado como bobagem a maioria das pessoas com esse problema costuma não procurar ajuda.
Se você se encaixa nessas características mesmo que sejam levemente familiares ou conhece alguém assim, pode ser um forte candidato a ser chocólatra, e acredito, exitem muitos por ai e você pode nunca ter percebido.

Abaixo uma matéria do site Bolsa de mulher que traz algumas estatísticas sobe chocolate.

Chocólatras do Brasil

Consumidores de chocolates aumentam no Brasil. Mulheres são maioria

Inspirado pela chegada da Páscoa, o IBOPE fez um levantamento sobre os dados relacionados ao consumo de chocolates no Brasil. O Target Group Index, estudo realizado pelo instituto, revelou um aumento no consumo de chocolate no país nos últimos nove anos. Em 1999, 57% da população brasileira afirmava consumir chocolate habitualmente. Atualmente, este número pulou para 67%. Segundo o IBOPE, a média de consumo entre os brasileiros é de 10 unidades por semana.
Os prediletos são o tablete puro (preferido por 82% das pessoas) e os bombons (devorados por 72%). Em terceiro lugar, ficam as barras recheadas, com 58%. E para confirmar de vez todas as suspeitas, adivinhem só? As mulheres são, realmente, as maiores consumidoras de chocolate, representando 55,9% do total. Entre as regiões metropolitanas do Brasil, Curitiba e Brasília estão no topo da lista dos mais "chocólatras", enquanto Fortaleza é a capital que parece "se animar menos" (embora não pouco!) com a guloseima. A região Sudeste é a que mais tem potencial de consumo de chocolates, e é a segunda que mais gasta com os doces – em média, R$ 28,26.

Um abraço a todos os leitores chocólatra ou não porque eu sou, assumida!

Um comentário:

  1. É preciso confessar sou viciada em chocolate,kkkkkk.
    Mas tem coisa melhor?
    Ai tudo é bom nele, vida sem chocolate não é vida! kkkkk

    Beijocas chocolatadas! =))
    www.nadasimples.com.br

    ResponderExcluir