Análise de Stephenie Meyer

04 abril Lila Martins 4 Comentarios



Antes de qualquer coisa gostaria de deixar claro para todos que eu gosto da saga Crepúsculo, li os livros (tenho todos), os filmes é que não sou muito fã porque não são fieis aos livros, enfim dadas as devidas explicações vamos ao post.
Eu vou começar com uma crítica bem construtiva, Stephenie Meyer é, sem dúvida alguma, muito criativa, suas histórias são recheadas de coisas inusitadas, amor entre humanos e vampiros... Bom isso é o clichê do século eu como nasci em 1989 assisti A Rainha dos Condenados e Entrevista com o Vampiro de Anne Rice não acho assim grande coisa, mas criar lobisomens de uma tribo indígena com toda a carga cultural da tribo e tudo mais é realmente criativo, a história de A Hospedeira com a invasão alienígena, humanos vivendo como exilados, é realmente muito interessante sem contar os Volturi é claro. O que eu vejo de “ruim” na Stephenie é a sua escrita, os seus personagens são toscos eles não tem muito potencial, vamos analisar ok? Edward, vampiro, frustrado, abnegado e apaixonado, não pensa nos sentimentos da Bella porque em Lua Nova simplesmente a abandona sem mais nem menos e por ouvir dizer através de uma visão da Alice que a Bella ia morrer, em vez de se certificar pessoalmente (ué é rápido ele não tem supervelocidade? O.o) vai lá e planeja se matar daquele jeito bobo. Acho um personagem muito fraco pra ser um principal, ele precisava de mais tempero.
A Bella, gente o que é aquilo? Não tem como não falar da Bella sem falar da Melanie de A Hospedeira, gente o que a Stephenie tem contra as mulheres? Porque as personagens principais dela são tão tolas e submissas? Elas não batalham, elas não se esforçam a Melanie mesmo apanha a torto e a direito do Jared e continua com aquelas frases idiotas do tipo “Não importa eu o amo...” Ah vá! A típica Amélia que se aniquila pra fazer um raio de homem feliz! Não tem como não comparar com a Gina de Harry Potter, ela lutou, quando o Harry foi atrás das Horcruxes, ela remontou a armada de Dumbledore e fez uma revolução em Hogwarts, ela foi forte, destemida e nem era uma personagem principal. 
A Peregrina... o que dizer né? Ela é a coitadinha, foi pra um mundo estranho, se rebelou por amor, caiu numas cavernas com o cara que a Mel amava, apanhou pra caramba, encontrou o cara perfeito (amo o Ian! Edward Cullen nunca vai chegar aos dedinhos do pé do Ian nem o Jared ¬¬) e ia abrir mão de tudo isso por ser tão bondosa, era demasiado tola, muito “teoria da conspiração", todos me odeiam, todos querem me matar, vou morrer agora? E agora? Ah meu Deus é agora! É meio revoltante ter um personagem tão paranoico  principalmente em se tratando de uma alma. Tenho muita dó da Peg, ela devia ter tido um final mais interessante, mas a Stephanie focou a história na Melanie e não na Peg, grande erro eu diria, era uma história de amor em 3 corpos, era interessante, gostoso, devia ter sido melhor explorado.
Voltando ao Crepúsculo, Jacob, como toda história da Stephenie tem que ter um idiota crucificado, em crepúsculo é o Jacob em A Hospedeira é o Ian. O Jake é o amigão pra todas as horas, bem #FriendZone usando a tag correta, tem que ouvir a Bella falar que ama seu rival e amar ela ao mesmo tempo, tem que abrir mão das coisas por uma garota que não pensa 2x antes de magoá-lo completamente. No fim recebe a Nessie (Renesmee a filha da Bella e do Edward pra quem não conhece) só que termina assim dito pelo não dito, ele não recebeu a recompensa por ser o “bom personagem” ele não ganhou NADA ele foi o melhor dos melhores em 4 livros e não mereceu nada mais que uma criancinha de par romântico!
A Alice, eu aaaaaaamo a Alice, ela é interessantíssima ela é estilosa, ela é única, mas precisava fazer a coitadinha tão fútil? Compras, roupas, maquiagem... A detentora do maior dom da saga devia ser mais serena, uma pessoa que pode ver o futuro devia ter mais postura a Alice acabou a saga como uma avoadinha de cabeça leve, desmioladinha e fútil, particularmente não gostei, estragaram um ótimo personagem (mais um e é isso que a Stephenie faz de melhor) .
Carlisle e Esme tiveram pouca participação, foram bons personagens e não tem como analisar muito eles.
Rosalie... Aiai... a maior bobagem que eu já vi, a mulher tem uma raiva desgraçada da Bella porque ela é humana (invejinha básica) e depois a protege pra ter a Nessie, nem que a coitada da Bella morra, isso realmente não é importante, que coisa mesquinha. (Até o Draco Malfoy pode ser mais queridinho que a Rosalie).
Jasper, o emo, definição by Opúsculo, sem mais a declarar.
Emmet é a quedinha da Stephenie pelos fortões, podemos ver isso pelo Kyle e o Ian de A Hospedeira, só que o Emmet foi uma aposta certa, ele é meio bobão, tem um coração bom, é um personagem bem humorado e dá um certo temperinho na história, bem como o Kyle tentando matar a Peregrina a todo custo, eu me lascava com as tentativas dele, todo bruto, no fim se contentou com uma “lacraia” segundo suas próprias palavras (eu ri demais com isso admito).
Jamie e Jeb, Jamie era muito infantil para a idade, ela menciona um adolescente de 13 anos (ou 14 sinceramente não lembro exatamente) e apresenta um personagem de 9 O.o isso não faz sentido algum, ela se perdeu ao gerar o Jamie, não amadureceu ele como devia enquanto o Jeb tinha um aspecto meio louco e bondoso, mas era broncão e tudo mais acho que não encaixou muito bem, mas o Jeb é um personagem que eu gostei apesar desse pormenor.
O Ian... Ah o Ian, eu diria que toda a minha experiência lendo os livros dela foi conhecer o Ian, tentou matar a Peg num primeiro momento, mas se arrependeu em tempo e deu o seu melhor para protegê-la, a reivindicou no fim, o que foi digno de merecimento, do jeito que a Meyer é louca era capaz de fazer a Peg não aceitar o coitado (desculpa sinceridade demais...). O Ian é único o diamante bruto dela, ele é forte, bom e muito correto, eu admirei ele do inicio ao fim, quando via as descrições dele, me parecia excelente, mas quando foi se desenrolando a história eu me apaixonei, estou até relendo A Hospedeira só por causa dele, amo ele não tem como não amar...
E uma última nota: O que a Stephenie tem que gosta tanto de gliter? MEO DEOS tudo que essa mulher escreve brilha! Os vampiros brilham, as almas brilham, os olhos dos humanos hospedeiros brilham, gente se você não ler os livros dela com óculo de sol pode acabar cego de tanto brilho. 
Para uma finalização a lá Crepúsculo fanáticos... Sim eu gosto dos livros da Stephenie Meyer, eles são bons, mau escritos, personagens ruins de um modo geral, mas o conjunto da obra vale o esforço, ela é boa em criar histórias interessantes, mas escrita é um dom e dons nascem conosco, não importa se você estudou na melhor escola de literatura do mundo, o que você escrever depende do seu talento natural pra isso, Stephenie Meyer não teria vendido sequer uma única página sem sua criatividade de inventar histórias inusitadas, se ela dependesse de talento como escritora pessoalmente, creio que não teria sido tão bem sucedida. E voltando aos nossos amiguinhos que curtem Crepúsculo, gente metade do amor pela saga que vocês tem é pelo Robert, Kristen e Taylor, poucos acredito que analisaram a história por traz dos rostinhos bonitos e devem achar o meu post um lixo porque não sabem separar que uma história muito boa foi apenas mau contada e vão explodir  nos comentários me xingando, eu sinto muito, eu sou uma pessoa justa, e escrever é bem mais que uma boa história e foi por isso que postei aqui no meu blog pessoal porque é a MINHA opinião!
Um abraço a todos e espero um pouco de discernimento da parte de todo mundo que ler isso ok!

4 comentários:

  1. É, Priscilla, ir em defesa de um autor que a gente gosta parece fácil, mas não é, principalmente quando estamos cientes de suas limitações. Post corajoso.

    Abraços,

    Nerito
    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nerito.
    Realmente é um post corajoso.
    Eu sou uma pessoa justa gosto das ESTÓRIAS dela a escrita deixa a desejar, isso é completamente irrelevante.
    Como disse antes não escrevi esse post de maneira ofensiva e sim para expor meu ponto de vista =)

    ResponderExcluir
  3. CLAP CLAP CLAP CLAP!
    Adoro a saga crepusculo, pela história de amor etc. Mas os personagens realmente são rasos e vazios. Adorei, ótimo texto.
    Steph, vai fazer um curso que você melhora no próximo liiivro! rs

    ResponderExcluir