Namoro, noivado e casamento

11 dezembro Lila Martins 11 Comentarios

Então gente estou aqui para falar do assunto mais clichê do século!
Namoro... normal...
Noivado? O.o Como? Nunca ouvi falar...
Casamento? Raro...
Enfim, na era das nossas vós, mães (sim sou de 1989 então... faz parte) as coisas seguiam exatamente essa ordem, as pessoas se conheciam, namoravam, noivavam depois se casavam, coisa mais linda desse mundo, mas desde que o mundo é mundo a tendência é sempre mudar, e como de um modo geral, pra pior eu diria, essas "regrinhas" foram se perdendo, hoje as pessoas se conhecem e vão morar juntas, ou namoram um tempo depois a moça engravida e eles vão morar juntos ou se casam, bom as variações são inúmeras e na maioria delas a fase "noivado" caiu e se transformou em "juntar as escovas de dente" sim, nesse mundo de correrias, quem vai gastar um tempo precioso ficando noivo não é mesmo? Bora pular essa fase e ir direto ao que interessa! Resultado? "Ah, não deu certo não era o que eu queria..." Essa é a mais comum de todas, os casamentos não duram mais porque o povo anda atropelando as etapas, sim não serei radical existem ainda muitos casais que seguem as etapas, mas de um modo geral este não é mais o padrão, quem age dessa forma é que "o diferente". 
Ai a grande pergunta "Pra que servem essas etapas?" Bom, vamos por partes.


Namoro - É uma fase gostosa, caracterizada principalmente pela intensidade das emoções, você conhece alguém, se apaixona e começam a namorar, no começo a impressão que dá é que vocês nunca vão ter uma briga na vida, que são tão perfeitamente iguais que nunca vão destoar as opiniões, nesse deslumbre que acontece a maioria dos "acidentes de percurso" o casal dá passos largos com pouco tempo de conhecimento e é assim que acabam com filhos logo cedo, ou casados, e depois percebem que a pessoa "perfeita" não era tudo aquilo que você sonhava. Esse é o grande erro, porque o namoro foi feito para o CONHECIMENTO MÚTUO sim o namoro foi feito basicamente para que duas pessoas tenham tempo de se conhecer, de se habituar uma com a outra, saber as manias, o que gosta ou não no outro, começar a discutir as diferenças e como elas podem ser sanadas ou atenuadas, o que é possível relevar ou não, enfim é o período de avaliação e deve ser encarado dessa forma. Quando namorar procure acima de tudo conhecer a outra pessoa.


Noivado - Esse é tão incomum hoje em dia que ninguém entende bem a finalidade. Noivado é um período importante na relação, porque é nele que você vai se adaptar à idéia da próxima fase, quando um casal decide ficar noivo, é porque o namoro está indo bem, eles se conhecem o suficiente e estão prontos para "passar para o próximo nível", mas casamento não é uma coisa que acontece da noite para o dia, não é simples assim hoje agente namora, amanhã vamos dividir o mesmo teto. Em geral isso não dá muito certo e o noivado vem para que o casal comece a pegar intimidade, a intimidade que será necessária quando se casarem, não acho que seja o momento para morarem juntos pra fazer o teste, mas sim o momento de deixar cair as máscaras, acredito que o noivado dá mais liberdade ao casal, para um conhecimento mais aprofundado, se no namoro você aprende sobre a personalidade da pessoa, é no noivado que conhecemos seus hábitos, é também a época para planejar, como será a casa onde vão morar, começar a tratar dos pormenores como enxoval, os detalhes do casamento, quem dorme de que lado da cama, enfim é o período de transição necessário para uma mudança radical. Para melhor ilustrar é como uma gravidez, onde você está em período de gestação, é aquele tempo que você precisa para assimilar tudo que está por vir e o noivado creio eu é um período tão importante (senão mais) quanto o namoro e sem ele muitos relacionamentos infelizmente se estragam rapidamente.


Casamento - O fim do processo, é quando você parte do seu mundinho particular para dividir sua vida com alguém, quando um casal vem de um namoro bem vivido, um noivado sólido o casamento costuma ser o grande prêmio no fim da jornada, tem coisas que você pode até vivenciar antes, mas com o casamento se tornará melhor ainda, é um período de grandes mudanças, onde você começa a fazer suas próprias regras, vocês precisam entrar em regime consensual para que nenhum dos dois se desagrade e desista, creio que não é o período para se planejar filhos, o casal precisa do seu tempo para se adaptar, mesmo porque, filhos são responsabilidades extremas e num casamento recém estruturado pode ser a grande ruína. É também no casamento que se descobre o maior sentimento que une aquelas duas pessoas que é o AMOR. O casal pode se amar antes de casar, mas é só com a convivência que será possível testar o tamanho desse amor, é com as brigas e reconciliações, com o problemas do dia-a-dia, com os perrengues financeiros que os dois vão se aproximando e se tornando o alicerce do outro e é ali que o amor vai começar a fazer sentido.

Apenas para finalizar, casal feliz mesmo é aquele tem a oportunidade de viver cada fase de maneira intensa, claro que cada casal tem uma história, as vezes o namoro é mais longo, as vezes mais curto, as vezes o noivado é pulado porque o casal já divide o apartamento, ou algo desse tipo e só se casa para deixar as coisas mais "redondinhas", enfim como diria a minha mãe "Bem casado é quem bem vive" e tem razão o que não vale é pessoas casarem como se fossem brincar de casinha o que é comum hoje em dia.

Fica a dica, a não ser que você seja uma pessoa muito bem resolvida se relacionando com outra pessoa muito bem resolvida, use a regrinha básica do para tudo tem seu tempo e seja feliz!

11 comentários:

  1. Muito bom, gostei muito do seu poste... Me ajudou pra caramba, venho já de 3 anos de namoro, primeiro namorado, primeiro amor. Dai parece que as coisa ficaram bagunçadas, aceleradas, ele já quer casar, preocupado em dar entrada em uma casa, não que eu não queira, mas com seu poste notei que realmente ele estava apresado e assim pularíamos fases que seriam altamente importantes... Bom, agora se tudo der certo iremos nos organizar para o pre noivado e assim noivado, dai veremos a tao sonhada casa, igreja, chá de panela, papelada rs... Enfim, tudo em seu devido tempo. Do fundinho do meu coração "Obrigada"!
    by Ingrid Ribeiro Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar Ingrid! Fiquei muito feliz com o seu comentário, que bom saber que algo que a gente escreve pode servir para quem lê, espero que você seja muito feliz, funcionou bem comigo sabe, aproveita bem cada fase e quando chegar aquele lindo dia a certeza que você vai sentir só virá pra provar o quanto valeu a pena respeitar o tempo certo e esperar. Sem atropelos a vida é bem mais clara e tem menos inseguranças.

      Um beijão pra você!

      Excluir
    2. Amei seu poste. Tava aqui pensando se não tava na hora de noivar, a família dele ver isso como caisa do século passado já a minha família ver que cada fase: namoro noivado e casamento são preciosas.
      Já estou com 2 anos de namoro tava pensando aqui de noivas com 2 e 6 meses conversei com meu namorada ele acho muito cedo e disse que seria melhornoivar com 5 anos de namoro , eu com minha cabeça "fechada" pensei que ele não queria nada com nada... daí procurei em site com que anos certo pra noiva e cai neste site que tirou todas ml há dúvida é que realmente tá cedo para esse acontecimento.
      Quero aproveita cada fase pra que nós viva até o Gondim de nossas vidas.

      Excluir
  2. Infelizmente hj as pessoas não pensam assim... conheco pessoas que com 15 dias vão morar juntos e com 1mes já engravidam ... e todos encaram como.normal ... se tem condições financeiras muito triste ...que bom se todos seguissem a regrinha da sua mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É hoje em dia as pessoas tendem a atropelar muito as coisas, é o mau do século a pressa!

      Excluir
  3. E quem pensa que isso vai dar muito errado, como eu penso, é considerada uma pessoa amarga e nem é isso , mas se a pressa sempre foi inimiga da perfeição.
    O amor romantico , a idealização do outro , a obrigação do outro me fazer feliz esta destruindo as relações . Devemos ser pessoas completas e não procurar a nossa metade.
    uma vez ouvi que não devemos nos casar apaixonados , por isso não podemos pular etapas. Por que a paixão não nos deixa ver a pessoa , suas qualidades e seus defeitos , não somos super homens nem super mulheres e ninguém consegue segurar o que é de verdade por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, tem que rolar um bom período de conhecimento o povo se atropela, depois se decepciona...

      Excluir
  4. Veja minha situação ... gostava de um carinha .. ele era o maior galinha da parada, tipo pegava todas , todas mesmo sem exceção .. nem escolhia. Me apaixonei , falou que não queria isso .. ficava com outras na minha frente .. ok
    Conheceu uma mulher no Tinder, com 2 dias que viu a cara dela mega declarações de amor no facebook, do tipo quando te perguntei o que sentia por mim vc disse ... era amor
    Essa moça já vinha de um divórcio e uma perda de gravidez ... que devem ter marcado muito ela .. mas queria muito ter filho , como me falaram ela é obcecada por ter um filho .. esse cara vai saber pq embarcou nessa, com 10 dias de namoro ela o chamava de namorido nas redes sociais e minha metade,ja morava no quarto dele, amigos aconselharam ele... não ouviu,se afastou, perguntaram vc esta usando camisinha , ela esta se protegendo .. não houve resposta , a resposta era não ... Resultado com 1 mes ela estava grávida .. por vontade própria , como entender ? Agora irão se casar .. casar de verdade ? E aí o que pensar ? Isso é certo ? Isso é amor ? Isso é normal ... Uma menina de 24 anos, com bom emprego mas que em 2 anos passous por dois casamentos, duas gravidez , dois homens diferentes ...
    Qual valor que estamos dando pra nós mesmos ? Quais são os valores de familia, casamento ... dificil entender
    Dificil ver pessoas comentando que se orgulham dela , que ela renasceu ... ter um filho de alguem que vc conhece há um M~es ? Isso é renascer ? Isso é saudavél ;; Minha cabeça pira !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, construir uma coisa tão sólida quanto um casamento numa base tão frágil... A tendência é ruir, como que algo tão importante pode ser feito assim né? Eu também fico apavorada com essas histórias, acho desolador ver o quanto o povo tá deixando de valor a coisas tão importantes!

      Excluir
  5. Obrigada Lila, até que enfim achei alguém para me entender.
    Somente me dizem que eu tenho que aceitar. Que ele pode formar uma familia feliz e que eu não posso julgar pois o tempo é relativo para cada pessoa.Mas não estou julgando, somente expondo meu ponto de vista e nalisando as variáveis. Claro que pesa o fato de eu ter me apaixonado por ele e não ter sido correspondida, mas eu acredito no que diz seu texto para todas as pessoas , sem exceção.
    Me resta agora o tempo, esperar o tempo passar e crer que o nosso Deus esta no controle de tudo e que Ele tem coisas boas pra mim. Mas no momento esta doendo muito ... pois o casamento será na semana que vem . Que Deus me traga paz no coração. Obrigada pelo seu blog.

    ResponderExcluir