Analise de escritores.

30 outubro Lila Martins 0 Comentarios



Estou eu aqui pensando sobre o que eu posso escrever no meu blog, e eis que me surgiu uma idéia, e como ontem foi dia do livro pensei "Por que não falar de escritores?", eu sou uma pessoa que leio muito e conheço vários escritores conhecidos, vou citar aqui alguns deles para quem quiser uma referência para começar este belíssimo hábito que é o da leitura.

Para constar, vou falar daqueles cujas obras eu já li se quiserem depois comentar mais algum fiquem a vontade!


J.K. Rowling – Sim! Eu amo a tia Jo! Apesar de ter escrito uma das melhores sagas de todos os tempos eu tenho uma quedinha pela escrita dela, os personagens são interessantes, todos eles tem suas histórias e mesmo os coadjuvantes tem seu destaque, para ela cada detalhe é importante para formar o quadro geral de sua história, tem uma característica gostosa também que são seus livros de apoio como “Os contos de Beedle o Bardo” que é um livro de contos bruxos traduzidos por Hermione, livro esse que é a chave para seu último livro da série “Harry Potter e as Relíquias da Morte”. Outra questão deliciosa dos livros da J.K. é o fato deles serem bem alinhavados, do primeiro ao último livro aleatoriamente você vai ter uma visão geral da história porque ela menciona coisas que ocorreram anteriormente, ativando sua memória (para os que leram) ou introduzindo a história (para quem está tendo um primeiro contato). Ela faz narrações bastante dinâmicas sem ter aquele aspecto cansativo de descrição massante e desnecessária, eu gosto de exemplificar dessa forma: Quando ela descreve a roupa do personagem ela menciona cores e aspectos bastante gerais como “Era uma camisa azul de mangas curtas um tanto larga” e isso dá margem para as mais variadas interpretações, cada leitor visualiza a camisa de uma forma distinta o que torna a experiência de ler mais pessoal.




Stephen King – Criador de alguns dos melhores livros de ficção da história este escritor tem uma forma de escrita deliciosa, transportando seus leitores para os mais variados cenários tiro isso por um dos livros dele "O Pistoleiro" da séria "A Torre Negra" onde o personagem passa por vários cenários, bem como vários tempos em busca do "homem de preto" a quem persegue incessantemente para descobrir a Torre Negra. Em geral seus livros tem um fundo sombrio e misterioso. Um fato curioso que eu li na apresentação deste mesmo livro foi que ele costuma escrever suas histórias e largá-las por um longo tempo e depois mais tarde, com maior maturidade ao ler novamente encontra pequenos detalhes a modificar aperfeiçoando-a. Vale lembrar também que suas obras renderam adaptações para o cinema como "A Espera de um Milagre" e "O Apanhador de Sonhos".





Danielle Steel - Uma romancista excelente, suas histórias são dramáticas e intensas cheias de reviravoltas, Danielle é dona de uma escrita envolvente, com personagens sofridos que fazem o leitor se identificar em muitos aspectos, traz histórias de amor com dificuldades e não as comuns histórias adocicadas e meigas, mostra a vida como ela é com todas as suas nuances e rende nos leitores um envolvimento emocional onde se chora com o sofrimento e vibra com as alegrias.








Nora Roberts - Uma romancista que faz uma deliciosa mistura entre romances e mistérios, seus enredos são variados, e sua marca são as trilogias como a famosa "Série Mortal" onde assim com o pseudônimo de J.D. Robb contando atualmente com 19 livros publicados no Brasil. Uma escritora que sabe envolver seus leitores com elementos simples e histórias interessantes prezando sempre um bom mistério no ar que é seu toque todo especial. Nora tem  seus livros publicados em vários idiomas e está sempre nas listas de melhores escritores devido seu talento.





Anne Rice - Responsável pelas famosíssimas crônicas vampirescas que renderam filmes históricos no gênero como "A Entrevista com o Vampiro" e "A Rainha dos Condenados" é ao meu ver a escritora de mais prestígio no gênero dos vampiros, perdendo somente para o clássico Drácula de Bram Stocker. As crônicas vampirescas trazem a história de vários vampiros como Lestat, Armand, Louis, Vittorio, dentre tantos outros citados. Mostra também uma visão de mundo totalmente divergente dos padrões onde bem e mau não possuem a tênue linha de divisão que nós humanos temos. Os vampiros de Anne Rice são espíritos livres criaturas que em vida podem ter sido extremamente religiosas e que mesmo após sua transformação continuam assim apesar de sofrerem o tormento da vida que levam tendo de se alimentar de outros humanos para a sobrevivência. Em geral suas histórias trazem personagens sombrios e inescrupulosos, porém com atitudes que divergem dessa maldade contida, em resumo eu considero uma escritora de respeito pois mescla luz e trevas nas páginas que escreve e não se pode identificar qual prevalece ela consegue compor um equilíbrio notável.





Luis Fernando Veríssimo - Um escritor brasileiro, aliás, com toda sinceridade um dos poucos que eu admiro! É um cronista muito bom, li poucos livros dele, porém me renderam boas risadas, tratam-se de histórias bem humoradas e curtas que são o grande barato das crônicas. Para quem quer começar a pegar gosto pela literatura eu sempre indico Luis Fernando Veríssimo não apenas pela características das crônicas, mas também pelo seu jeito descomplicado de escrever, sua fluidez com as palavras e sua graça em satirizar acontecimentos cotidianos.




Que eu posso recomendar creio que estes são os melhores e os que os que eu mais leio. São realmente bons autores,  cada um com sua base, com suas peculiaridades, espero um dia chegar aos dedinhos dos pés destes grandes mestres da escrita e, quem sabe, publicar algum dos meus livros... Enfim, quando esse dia chegar creio que se lembrarão de mim.  


0 Comentários: